Sistema de defesa aérea Buk-M1. Foto: Wikimedia
Operadores de drones ucranianos realizaram uma operação de sucesso ao detectar e atingir dois lançadores do sistema de defesa aérea Buk-M1 russos, próximo à região de Sumy, segundo informou a assessoria de imprensa das Forças de Operações Especiais.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Durante uma missão de reconhecimento, operadores identificaram um veículo do sistema de mísseis antiaéreos Buk-M1 em posição de disparo. Utilizando o sistema não tripulado de reconhecimento Shark para rastrear o alvo, o veículo foi posteriormente atingido por drones de ataque de modelo não especificado.
Embora o primeiro veículo atingido tenha ficado danificado e imobilizado, não foi completamente destruído. Um segundo lançador autopropelido 9A310M1 foi enviado para resgatar a unidade afetada, mas também acabou sendo neutralizado por um drone de ataque operado pelas mesmas forças.
Os drones utilizados nesta operação, descritos como tendo um esquema aerodinâmico convencional com uma cauda em forma de V, sugerem a possibilidade de serem os modelos poloneses Warmate ou os ucranianos RAM II.
Este ataque segue relatos de abril das Forças de Defesa que detalharam a destruição de diversas unidades do sistema Buk, incluindo lançadores, veículos de transporte e lançamento e uma estação de radar, destacando a eficácia contínua das operações aéreas não tripuladas na região.
+ Veja mais vídeos sobre a guerra na Ucrânia
Fonte e imagens: Telegram / ukr_sof. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.